19 de novembro de 2010

Não custa mesmo nada....

Basta responder a 6 perguntas de "cultura geral" sobre a fome que se passa no mundo.

Por cada quiz do WFP (Programa Alimentar Mundial) respondido, um anónimo contribui com uma refeição escolar para uma criança com fome.

Como vê, não custa mesmo nada...

14 de novembro de 2010

Mundo enlouquecido




Tem cerca de uma década, esta música de Manu Chao (José-Manuel Thomas Arthur Chao, 1961) dedicada a Bob Marley.  E o mundo continua cada vez mais enlouquecido, enquanto alguns Mr. Bobby's nos tentam alertar ao mesmo tempo que alegrar com suas músicas. Valha-nos a arte!

9 de novembro de 2010

Escolas contra a fome

Imagem de APEAJIEC
A fome alastra pelo mundo fora, em países afectados pelas guerras, pelas perseguições, por terremotos, pelas cheias, secas e outras consequências das alterações climáticas, pela irresponsável e criminosa má governação e má distribuição de recursos.

Mas alastra também, aqui, em Portugal, com as instituições de solidariedade social a não terem mão a medir com o assustadoramente crescente número de pessoas a precisarem de ajuda para se poderem alimentar. Quantas crianças não têm como únicas refeições aquelas que tomam na escola, como relata o artigo de ontem no Expresso: Escolas lutam contra a fome

Numa altura de crise de valores que nos levou à crise económica, e em que os governantes insistem em fazer os que menos têm, e que menos culpa têm, pagar as dívidas que contraíram e o dinheiro que torraram em investimentos desnecessários, em obras que custam o dobro do suposto, e em ordenados e reformas a gestores públicos impensáveis nos países ricos, cabe aos municípios e às comunidades locais fazer um esforço para colmatar as necessidades dos mais afectados.

"A situação de pobreza começa a ser dramática e um pouco por todo o país há escolas que já abrem os seus refeitórios ao fim-de-semana para que os alunos mais carenciados possam almoçar. Deixaram de ser só as Misericórdias, a Cáritas ou outras instituições de solidariedade a responder às necessidades dos mais pobres e desprotegidos. As escolas conhecem e vivem este enorme flagelo. Confrontam-se, no dia-a-dia, com grupos de crianças que chegam à escola sem o aconchego de uma refeição, relatam vários professores e directores de agrupamentos de escolas. Por isso, a escola, que no cumprimento da sua função social assume um extenso leque de obrigações, passa a acumular também a de instituição de solidariedade social. As crianças comem não só à semana e ao fim-de-semana. Comem nas férias e as do Natal estão à porta. Os orçamentos das escolas são parcos. Os municípios, pelas competências e responsabilidades que sobre eles recaem quanto à educação, não se podem demitir. A si próprios devem exigir um maior rigor na utilização dos dinheiros públicos fazendo deles uma gestão humanizada." Edna Cardoso, professora, em O Povo Famalicense

8 de novembro de 2010

Prémio Dardos

«O Prémio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras. Estes selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web» 

Por isso, agradeço a atribuição deste Prémio Dardos aqui ao Armazém de Pedacinhos pelo Miguel Pereira do blogue O Escondidinho, pelo Miguel Gomes Coelho do blogue Vermelho Cor de Alface, e pelo Porfírio Silva do Machina Speculatrix, pela gentileza e pela alegria que me deram ao manifestarem gostar deste blogue.

E como já se encontram cumpridas duas das regras do blogue (exibir a imagem do selo no blogue; e revelar o link do blogue que atribuiu o prémio) vou agora dar seguimento à 3ª regra (escolher 10, 15 ou 30 blogues para premiar), sabendo de antemão que uma boa parte deles já o receberam, e que muitos mais o merecem:
 

3 de novembro de 2010

Às minhas irmãs



"You are my sister, we were born
So innocent, so full of need
There were times we were friends but times I was so cruel
Each night I'd ask for you to watch me as I sleep
I was so afraid of the night
You seemed to move through the places that I feared
You lived inside my world so softly
Protected only by the kindness of your nature
You are my sister
And I love you
May all of your dreams come true
We felt so differently then
So similar over the years
The way we laugh the way we experience pain
So many memories
But there's nothing left to gain from remembering
Faces and worlds that no one else will ever know
You are my sister
And I love you
May all of your dreams come true
I want this for you
They're gonna come true (gonna come true)"