15 de agosto de 2010

Jardins de Ponte de Lima

Este fim de semana visitei o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, que ocorre desde 2005, na mais antiga vila de Portugal. Este ano, o tema é "Kaos no Jardim". Para além dos jardins a concurso, há os jardins do local e o rio logo ali ao lado, com a sua praia fluvial, as esplanadas, a vista do centro histórico da vila, a possibilidade de agradáveis passeios a pé ou de bicicleta. Enfim, gosto muito de Ponte de Lima.

 Só me entristeceu o fumo que vinha dos lados de Arcos de Valdevez, que me relembrou as tristezas e desgraças que causaram os incêndios por este país fora. Especialmente as vidas que se perderam. Como a da heroína desconhecida Cristiana Josefa, de apenas 21 anos.


16 comentários:

Unknown disse...

Jardins lindíssimos,paisagens encantadoras.

Abraço.

Paulo Lobato disse...

Não conhecia este evento, mas fiquei com uma opinião muito positiva.
Os jardins estão fantásticos e o site também está muito bom.
um abraço Benjamina,

Eduardo Miguel Pereira disse...

Coisa linda Benjamina !
Não sabia da existência deste evento, e pelo que nos dá aqui a conhecer, deve ser algo lindíssimo.
E deixe-me que lhe diga que Ponte de Lima já é só por si uma beleza.

Ana Paula Sena disse...

Que belas fotos, Benjamina!

Eu também gosto muito de Ponte de Lima. Estive lá perto. Por onde andei, apercebi-me de imensos incêndios. Uma tristeza fica-nos, ao saber da morte dessa jovem, tão corajosa. :(

Um beijinho grande.

Benjamina disse...

Olá Manuel
Concordo consigo :)
Um abraço

Benjamina disse...

Olá Paulo

Eu moro apenas a pouco mais de 50 km de Ponte de Lima, mas só este ano fui ver o concurso de Jardins, apesar de lá ir de vez em quando. E o mais imperdoável é que no ano passado tinha a concurso um jardim desenhados por colegas amigos... fui adiando... e acabei por perder.

Também gostei do site do Festival.

Obrigada e um abraço

Benjamina disse...

Olá Eduardo

Este festival é único no género em Portugal, e tem concorrentes de vários continentes. O que ganhou ano passado, fica mais um ano, e este ano está mais giro do que a foto que aparece no site, que deve ser do ano passado, pois as flores ainda estavam pouco crescidas - é o Jardim Caleidoscópio que aparece na 5ª foto.

Ponte de Lima é de facto bonita, é uma vila (que só não é cidade porque não quer) que vive voltada para o rio, e que tem melhorado muito nos últimos anos, pois as margens estão muito bem aproveitadas e arranjadas.

Um abraço

Benjamina disse...

Olá Ana Paula

Obrigada... a minha máquina digital já tem 6 anos, mas ainda se porta bem... mesmo em automático :)
Tenho imensas fotos de Ponte de Lima, deve ser o local de que tenho mais fotos...

Quanto à bombeira Cristiana Josefa, nem quero imaginar o sofrimento dela naquela hora, dos colegas que a ouviram gritar e não puderam ajudar, dos pais...
Não dá para ter uma ideia, é inimaginável. Da idade da minha filha mais velha... uma tristeza muito grande!

Um beijinho e obrigada pela visita

Teresa Santos disse...

Benjamina,
Ponte de Lima é um daqueles locais que depois de visitados nunca mais esquecem.
Fui lá já há uns anos e ando com imensa vontade de voltar.
Beijinho.

Alda M. Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alda M. Maia disse...

Há uma interrogação a mais, na saudação inicial do meu comentário.
Não a queira ver.
Um abraço
Alda

Alda M. Maia disse...

Querida Benjamina

Parece que provoquei uma bela salgalhada, quando quis publicar um comentário. No que escrevi, pus um ponto interrogativo que não vinha nada a propósito

Resumo o comentário eliminado (e é aqui que se situa a minha trapalhada).
Tinham-me falado dos jardins de Ponte de Lima; observando as suas lindas fotos, fiquei com
uma ideia mais concreta.
Um beijinho e perdoe a a confusão
Alda

Benjamina disse...

Olá Teresa

Tem razão, não só "quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar", também com Ponte de Lima assim é :)

Beijinhos

Benjamina disse...

Olá cara D. Alda

Não foi confusão nenhuma...
Pois se for a Ponte de Lima até Outubro, ainda vai a tempo de visitar o Festival de Jardins.

Beijinhos e muito obrigada pela visita :)

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá amiga!

Que beleza...
Conheço bem este jardim.
Já lá fui vezes sem fim, som o José, o Pedro e as namoradas sucessivas :))), com os meus amigos Ingleses...
Tenho muitas fotos...
estas são únicas, o jardim tem mais peças de arte...lindo.
Obrigada!

beijinhos

Benjamina disse...

Olá Fernanda

Ponte de Lima é linda, e com os jardins ainda mais!
Ainda bem que gostou das fotos :)
Obrigada pela visita.

Beijinhos