26 de abril de 2010

O essencial é invisível para os olhos

"Vês lá adiante os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me dizem nada. E é triste! Mas tu tens cabelos cor de oiro. Por isso, quando me tiveres cativado, vai ser maravilhoso. Como o trigo é doirado, fará lembrar-me de ti. E hei-de amar o barulho do vento através do trigo...
A raposa calou-se e olhou por muito tempo para o principezinho:
- Cativa-me, por favor, disse ela.
- Tenho muito gosto, respondeu o principezinho, mas falta-me tempo. Preciso de descobrir amigos e conhecer muitas coisas.
- Só se conhecem as coisas que se cativam, disse a raposa. Os homens já não têm tempo para tomar conhecimento de nada. Compram coisas feitas aos mercadores. Mas como não existem mercadores de amigos, os homens não têm amigos. Se queres um amigo, cativa-me."

Antoine de Saint-Exupéry, em "O Principezinho" (4ª edição, tradução de Alice Gomes)

16 de abril de 2010

1340340 Plutão

Durante a maior parte da minha vida, Plutão foi um planeta. Em 2006, foi despromovido a planeta anão, e foi-lhe atribuido o n.º 1340340 de planeta menor. Plutão leva 248 anos a dar a volta ao sol, e em 20 desses anos está mais perto do sol do que Neptuno. Agora é chamado "plutóide". Coisas da ciência! Mas o assunto aqui, não é ciência, mas antes arte, com esta música "Pluto" de Clare and The Reasons. Os agradecimentos a Cosimo por divulgar este grupo.



9 de abril de 2010

O peso da alma

"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."

Clarice Lispector

6 de abril de 2010

Para que servem 320 milhões de euros?

Servem, por exemplo, para deitar ao lixo sob a forma de medicamentos não usados, num ano, em Portugal! Pelo menos foi o que julgo ter ouvido nas notícias hoje na RTP!

Para se fazer alguma coisa, é preciso vontade e acção, não basta mandar para o Diário da República uma Portaria 697/2009 sobre o fornecimento em unidose, e esperar que as farmácias e as farmacêuticas adiram... (sim, elas aderem já, de boa vontade...)
320.000.000 € para o lixo, num ano, só de medicamentos? Será que ouvi mal o número? Por favor, digam-me que foi engano!

4 de abril de 2010

Em Itália também se canta o Fado

Na parte final do filme Nine, quando Guido Contini declara que não há filme, ouve-se um lindo fado cantado por uma voz masculina em italiano (julgo); parecia-me uma canção antiga. Procurei na banda sonora do filme, mas... nada. Não consegui saber o nome ou o intérprete sequer. Na net, também não fui capaz de encontrar. Mas encontrei esta italiana, Irene Fargo, a cantar fado, em português.