31 de dezembro de 2009

No crepúsculo


"As coisas nítidas confortam, e as coisas ao sol confortam. Ver passar a vida sob um dia azul compensa-me de muito. Esqueço indefinidamente, esqueço mais do que podia lembrar. O meu coração translúcido e aéreo penetra-se da suficiência das coisas, e olhar basta-me carinhosamente. Nunca eu fui outra coisa que uma visão incorpórea, despida de toda a alma salvo um vago ar que passou e que via."

Bernardo Soares / Fernando Pessoa, em "Livro do Desassossego"

30 de dezembro de 2009

Antes de findar o ano...

Antes de findar o ano, preciso de agradecer uns selos ou prémios da blogosfera, bem como uns desafios, que não quero deixar "pendurados" até 2010. Há que arrumar a casa...
Começando pelo último:

A Ana Paula Sena, no blogue Catharsis lançou-me o divertido desafio de elencar "10 livros que não mudaram a minha vida (sabe-se lá por quê)". Sem qualquer explicação e sem qualquer ordem, aqui vão 10 de entre muitos... :
  1. "1984", de Aldous Huxley
  2. "A Agustina", de Sibila Bessa-Luís
  3. "As Aventuras de João Com Medo", de José Gomes Ferreira
  4. "O Admirável Mundo Novo", de George Orwell
  5. "Os Queirós" de Eça da Maia
  6. "A Cólera em Tempos de Amor", de Gabriel Garcia Marquez
  7. "As Grandes Memórias", de José Saramago
  8. "Voltaire", de Cândido
  9. "Memória de Peixe", de António Lobo Antunes
  10. "Doutor Boris", de Jivago Pasternak
A este desafio, por ser recente, vou dar continuidade, embora em vez de desafiar 10 blogues só vá desafiar 1: vai para o Abirritante (desculpa lá :) Ferreira-Pinto, eu sei que estás de férias...)


Outro desafio, que está a ficar com barbas brancas, de tanto tempo que o deixei à espera... é o "Um pouco de mim em 5 revelações" que me foi lançado pela Teresa do BlogCronicasDaTeresa e pelo Ferreira-Pinto do Abirritante, e que consiste em completar as frases: Eu já..., Eu nunca..., Eu sei..., Eu quero..., Eu sonho...

Bom,
demorou, mas lá vai:

Eu já
tive (e tenho) a suprema e tripla felicidade de ser mãe
Eu nunca saberei uma pequena parte do que gostaria de saber
Eu sei que mais dia menos dia os meus filhos voarão do ninho
Eu quero mais é que eles sejam felizes e que dêem valor ao essencial da vida e que não é visível aos olhos
Eu sonho que cada geração seja muito melhor que a anterior para os outros e para a natureza.

Quero também aqui agradecer a Mab do blogue O Único Planeta que Temos o selo "Não faço parte do problema. Faço parte da solução!"







E à Maria Josefa Paias do blogue Restolhando e à Ana Paula Sena do blogue Catharsis o meu muito obrigada pelo selo "esse blog é VIP"



À Fernanda Ferreira do blogue Na Casa do Rau agradeço o selo "amizade".



Pelo selo "Blogueiros unidos em prol de um mundo melhor" agradeço à Fernanda Ferreira do blogue Na Casa do Rau e ao T.Mike de Vermelho Cor de Alface








Desculpem-me não dar continuidade distribuindo personalizadamente estes selos e desafios a quem merece (pois eu decididamente não mereci), mas não é uma questão de opção, é apenas falta de tempo!

Quero, no entanto, deixar aqui um agradecimento especial a todos os que me fizeram companhia visitando este blogue neste seu meio ano de existência , dando-se ao trabalho de deixar um comentário. A todos dedico o selo amizade (sim, esse aí ao lado esquerdo com as flores e borboleta) e aceitem também os outros selos ou desafios que menciono neste "post" se assim o entenderem, pois certamente os merecem muito mais que eu.

24 de dezembro de 2009

Feliz Natal mesmo para quem não sabe que é Natal


Com os desejos de um bom Natal, mesmo para quem não sabe que é Natal ou o que é o Natal, deixo um vídeo que todos conhecem, e que já tem 25 anos.



E um Postal de Natal 2009, uma versão de David Fonseca de uma música dos Wham, também muito conhecida, dos anos 80 - Last Christmas.

20 de dezembro de 2009

Dia Internacional da Solidariedade

Não podia deixar passar em branco o Dia Internacional da Solidariedade, assim como não podia deixar de partilhar este vídeo que encontrei no Youtube.



Pode contribuir com o seu "grão de areia" para ajudar a WFP a ajudar quem mais necessita na campanha Fill The Cup! ou na campanha Give the Gift of Hope

19 de dezembro de 2009

É preciso não esquecer nada

"É preciso não esquecer nada:
nem a torneira aberta nem o fogo aceso,
nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.

É preciso não esquecer de ver a nova borboleta
nem o céu de sempre.

O que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome, o som da nossa voz, o ritmo do nosso pulso.

O que é preciso esquecer é o dia carregado de atos,
a idéia de recompensa e de glória.

O que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco, pois o resto não nos pertence."

Cecília Meireles

10 de dezembro de 2009

Dia dos Direitos Humanos 2009

A Declaração Universal dos Direitos do Homem data de 10 de Dezembro de 1948. Este ano, a ONU deu o enfoque à discriminação com o apelo: Abrace a diversidade, acabe com a discriminação! O filme que aqui está é do ano passado e apresenta a declaração dos direitos humanos de forma abreviada, mas clara, com um apelo final à libertação de Aung San Suu Kyi, que infelizmente continua privada do seu direito humano fundamental que é a liberdade. Discriminada por opções políticas!

9 de dezembro de 2009

One World

O cantor holandês Boris vai actuar no próximo dia 12 na COP15 em Copenhaga. Esta é a sua canção "One World" que compôs especialmente para a campanha "Beat the Heat".

6 de dezembro de 2009

Era um pássaro alto

Era um pássaro alto como um mapa
e que devorava o azul
como nós devoramos o nosso amor.

Era a sombra de uma mão sozinha
num espaço impossivelmente vasto
perdido na sua própria extensão.

Era a chegada de uma muito longa viagem
diante de uma porta de sal
dentro de um pequeno diamante.

Era um arranha-céus
regressado do fundo do mar.

Era um mar em forma de serpente
dentro da sombra de um lírio.

Era a areia e o vento
como escravos
atados por dentro ao azul do luar.


Cruzeiro Seixas, em "Áfricas", 1950, Poema integrado no 1º caderno do Centro de Estudos do Surrealismo, da Fundação Cupertino de Miranda, de Vila Nova de Famalicão (daqui).
Pintura também de Cruzeiro Seixas, sem título, 1970
(daqui)

3 de dezembro de 2009

Chorando

A música "Crying" de Roy Orbison remonta a 1961. Não consegui descobrir de quando é a actuação ao vivo do primeiro vídeo. O dueto de Roy Orbison com K.D. Lang foi gravado em 1987 para o filme "Hiding Out" de Bob Giraldi. A versão em espanhol "Llorando" de Rebekah del Rio que integra o filme Mulholland Drive de David Lynch, é de 2001.