15 de outubro de 2009

Alterações Climáticas (Blog Action Day )

Hoje é o dia "Blog Action Day", em que é solicitado aos "blogueiros" de todo o mundo a dedicarem-se a um mesmo tema. Este ano de 2009, o tema são as Alterações Climáticas.

Porque as alterações climáticas são uma realidade já incontornável. Porque imensos cientistas já chegaram à conclusão que uma boa quota parte da responsabilidade pelas alterações climáticas é devido à acção humana, que desde a revolução industrial tem aumentado progressivamente as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Porque a sua concentração desses gases chegou até níveis demasiados perigosos para o clima. Porque em Dezembro próximo representantes da maioria dos países se vão reunir em Copenhaga para decidir sobre o sucessor do tratado de Quioto.

Porque é preciso que todos juntos procuremos fazer algo para minorar o sério problema das alterações climáticas.

E essa acção pode e deve ter duas vertentes:
- Nas nossas acções do dia-a-dia, uma atitude responsável de forma a diminuirmos o consumo de energia, água e recursos, o desperdício, o lixo produzido.
- Manifestarmo-nos publicamente de forma a pressionar os líderes mundiais a aprovarem um futuro tratado de Copenhaga justo, ambicioso e vinculativo.

Façamos a nossa parte: contribuamos para um planeta mais limpo e justo. Diminuamos progressivamente a nossa pegada ecológica de forma a que o planeta chegue para todos. Tomemos uma posição e juntemo-nos a uma acção local no dia 24 de Outubro, Dia da Acção Climática.

5 comentários:

A Palavra Mágica disse...

Benjamina,

Bela música. Eu não conhecia.

Temos que fazer alguma coisa. Tudo começa dentro de casa.

Beijos!
Alcides

Ferreira-Pinto disse...

Cada contributo que se dê, por pequeno que seja, será sempre um enorme passo!

Benjamina disse...

Alcides

A música é um remix da canção de 1987 "Beds are Burning", dos australianos Midnight Oil, reescrito pela própria banda e em que participam mais de 60 artistas.
Um abraço.

Benjamina disse...

Ferreira-Pinto

Esse é o princípio essencial para que se consiga alguma coisa. A questão é que todos deviam estar alertados e fazer a sua parte.

cão sem raiva disse...

Claro, dos Midnight Oil. Grande banda, grande música e grande versão!
E grande Peter Garrett, vocalista da banda e ministro do Ambiente. Um activista a sério!