15 de outubro de 2009

Alterações Climáticas (Blog Action Day )

Hoje é o dia "Blog Action Day", em que é solicitado aos "blogueiros" de todo o mundo a dedicarem-se a um mesmo tema. Este ano de 2009, o tema são as Alterações Climáticas.

Porque as alterações climáticas são uma realidade já incontornável. Porque imensos cientistas já chegaram à conclusão que uma boa quota parte da responsabilidade pelas alterações climáticas é devido à acção humana, que desde a revolução industrial tem aumentado progressivamente as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. Porque a sua concentração desses gases chegou até níveis demasiados perigosos para o clima. Porque em Dezembro próximo representantes da maioria dos países se vão reunir em Copenhaga para decidir sobre o sucessor do tratado de Quioto.

Porque é preciso que todos juntos procuremos fazer algo para minorar o sério problema das alterações climáticas.

E essa acção pode e deve ter duas vertentes:
- Nas nossas acções do dia-a-dia, uma atitude responsável de forma a diminuirmos o consumo de energia, água e recursos, o desperdício, o lixo produzido.
- Manifestarmo-nos publicamente de forma a pressionar os líderes mundiais a aprovarem um futuro tratado de Copenhaga justo, ambicioso e vinculativo.

Façamos a nossa parte: contribuamos para um planeta mais limpo e justo. Diminuamos progressivamente a nossa pegada ecológica de forma a que o planeta chegue para todos. Tomemos uma posição e juntemo-nos a uma acção local no dia 24 de Outubro, Dia da Acção Climática.

5 comentários:

A Palavra Mágica disse...

Benjamina,

Bela música. Eu não conhecia.

Temos que fazer alguma coisa. Tudo começa dentro de casa.

Beijos!
Alcides

Quint disse...

Cada contributo que se dê, por pequeno que seja, será sempre um enorme passo!

Benjamina disse...

Alcides

A música é um remix da canção de 1987 "Beds are Burning", dos australianos Midnight Oil, reescrito pela própria banda e em que participam mais de 60 artistas.
Um abraço.

Benjamina disse...

Ferreira-Pinto

Esse é o princípio essencial para que se consiga alguma coisa. A questão é que todos deviam estar alertados e fazer a sua parte.

cão sem raiva disse...

Claro, dos Midnight Oil. Grande banda, grande música e grande versão!
E grande Peter Garrett, vocalista da banda e ministro do Ambiente. Um activista a sério!